Sobre a Jundu

História

Missão, Visão
e Valores

Gestão
da Qualidade

Meio
Ambiente

História

Mineração Jundu Ltda., empresa de capital privado, atua no segmento de mineração de minerais não metálicos, produzindo e comercializando areia quartzosa industrial, AREIAS RESINADAS, sílica moída, calcário calcítico, dolomita. Seus produtos atendem os mercados de fundição, vidro, cerâmico, abrasivos, filtros, campos esportivos, produtos químicos, operações de fraturamento em poços de petróleo, entre outros. Fundada em fevereiro de 1959, iniciou suas atividades extraindo e beneficiando areias quartzosas no litoral sul do Estado de São Paulo, nas proximidades da zona de praia, ambiente este onde é abundante um sistema de vegetação típico de dunas e praias denominado "jundu".

Em 1995 a Jundu associou-se ao Grupo Saint-Gobain e no final de 1999 incorporou as unidades de Santa Susana Mineração, uma empresa criada em 1976 a partir de um departamento de matérias primas da Cia. Vidraria Santa Marina.

Em 2002 o Grupo Saint-Gobain estabeleceu uma joint venture com a UNIMIN, empresa norte-americana controlada pelo grupo belga SCR-SIBELCO, que atua no mercado de areia industrial há mais de 140 anos, sendo líder mundial neste segmento. Essa fusão resultou nesta que é hoje a maior empresa fornecedora de minerais não metálicos para indústrias do vidro e fundição no país.

É constituída pelas seguintes plantas produtivas:

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Extrair, beneficiar e comercializar minerais não metálicos no mercado nacional e prestar serviços associados ao fornecimento.

VISÃO

Prioritariamente consolidar a liderança nos mercados de fundição e vidro e aumentar a participação no segmento petrolífero. Secundariamente, desenvolver outros mercados de minerais não metálicos em que a Jundu apresente vantagens competitivas com forte geração de valor aos acionistas.

VALORES

Gestão da Qualidade


POLÍTICA DA QUALIDADE

A Mineração Jundu Ltda. mantém o foco de sua atenção no entendimento e avaliação das necessidades do cliente que, convertidas em requisitos acordados, têm atendimento garantido através de um sistema de gestão da qualidade continuamente aprimorado. (Rev.: 02)

BENEFICIAMENTO

As pesquisas de matérias-primas, o desenvolvimento de pesquisas e de engenharia de processos e o gerenciamento das operações são os pilares sobre os quais se sustenta a Jundu. Efetivamente integrando métodos inovadores com equipamentos sofisticados, proporciona o aumento da habilidade da empresa de corresponder às sempre crescentes exigências das especificações de produtos pelos clientes.

A Jundu está comprometida com a melhoria contínua de seus produtos e serviços.

 

A Qualidade é abrangente, desde a mina, com critérios de lavra muito bem definidos, utilizando o "feedback" das atividades comerciais. Ela se estende por todo o processo produtivo, até a entrega do produto e assistência aos clientes. A Jundu quer se comprometer com o sucesso do cliente em seus negócios.

Conhecendo as exigências de uso dos seus produtos, cada processo é amostrado e analisado com o objetivo de monitorar a Qualidade e a conformidade com as especificações.

Dentre os pontos fortes fundamentais da Jundu estão seu laboratório e sua prestação de serviços técnicos.

MEIO AMBIENTE


POLÍTICA INTEGRADA DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

— Identificar, Avaliar e Controlar
   - riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores e terceiros;
   - impactos ao meio ambiente, inerentes às atividades da empresa.

— Incentivar e promover a prevenção de acidentes. Promover a melhoria contínua dos Sistemas de Gestão, através do uso de tecnologias, processos e materiais que minimizem riscos e impactos.

— Prover recursos, desenvolver e promover a conscientização e capacitação de seus colaboradores buscando as melhores práticas.

— Garantir o atendimento à legislação vigente e requisitos internos aplicáveis.

(Rev.: 00)

CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

Sendo uma empresa mineradora, devemos estar cientes da interação que mantemos com a natureza, pois é dela que extraímos os minerais essenciais às indústrias que transformarão as matérias-primas em produtos utilizados no dia a dia. Todos que se preocupam com o meio ambiente e com o futuro do planeta tem buscado uma forma de equilibrar a relação do homem com a natureza, essa equação é conhecida como Sustentabilidade.

Mas será que é possível extrair minerais e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente? Nós acreditamos que sim. Nosso compromisso com a sustentabilidade pode ser demonstrado com as ações de proteção de áreas de mata nativa e recuperação ambiental de áreas onde no passado foi realizada exploração mineral. A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental, conforme norma ISO 14001, propiciou as diretrizes adequadas para a gestão dos aspectos ambientais relacionados à nossa atividade.

Alguns dados demonstram o compromisso assumido:

— Execução da lavra das minas de acordo com o planejamento de lavra;

— Aproveitamento máximo do minério, visando sempre a minimização na geração de rejeitos;

— Atendimento ao estabelecido no plano de recuperação de áreas degradadas – PRAD, para cada uma das minas da empresa;

 

— Monitoramento de parâmetros nas diversas áreas da empresa, como: qualidade do ar; qualidade das águas superficiais; qualidade das águas subterrâneas; estabilidade geo técnica e erosão de taludes; nível de ruído; efluentes líquidos e gasosos; sedimentos de corrente; recuperação de áreas lavradas;

— ISO 14001 desde abril/2009, certificado no 46.076 pela ABS Quality Evaluations.

Topo